O Terminal Rodoviário Pátio Alcântara, localizado no centro comercial do município de São Gonçalo, levará conforto e segurança para quem usa o transporte público no bairro. A área era constituída por um antigo terminal, um grande estacionamento e um calçadão de circulação. Previsto para inaugurar em agosto de 2012, o novo terminal abrigará linhas de ônibus municipais e intermunicipais em seis baias de embarque e desembarque de passageiros, contribuindo para organizar o trânsito no entorno; além de reconstruir a ampliar toda a área de circulação e lazer local. 
 
A estimativa é que 60 mil pessoas circulem pelo local diariamente. O empreendimento é uma Parceria Público-Privada entre a Garda Empreendimentos Imobiliários e a Prefeitura de São Gonçalo, realizada a partir de licitação pública para construção do novo terminal rodoviário, às custas da concessionária. Ao todo serão investidos R$ 70 milhões. Com as obras, 950 empregos diretos serão criados e 10% das vagas estão sendo disponibilizadas para portadores de necessidades especiais e idosos da região. A parceria determina um repasse para o município de 3% da receita do empreendimento, firmada por 30 anos.  Toda a área e o equipamento urbano instalado no local permanecem em propriedade do município e em uso fruto da empresa durante a concessão.
 A Praça Carlos Gianelli, em frente ao terminal de ônibus, dará lugar a uma área de lazer completamente revitalizada. São três novas áreas de convivência, totalizando 2 mil metros quadrados de lazer. A fonte será restaurada e serão instalados equipamentos de ginástica na praça térrea, um pátio suspenso será construído sobre o terminal, oferecendo à população paisagismo, iluminação pública, fontes, espaços de convivência, com mesas e bancos e oferta de serviços e compras, contribuindo assim para a qualidade de vida dos moradores. 
 
O comércio local verá um incremento na clientela por causa das melhorias no entorno urbano, nas condições de circulação, segurança e iluminação pública no bairro, além da chegada de lojas âncora, que atrairão maior público. Anteriormente o local não era destinado ao lazer da população. O novo projeto traz as áreas de convivência como um dos pilares da reforma.

O projeto prevê, além das plataformas cobertas, instalação de painéis eletrônicos que informarão o tempo de espera de cada linha. O terminal terá piso nivelado, facilitando a entrada e saída dos passageiros, além de rampas de acesso, relevo para deficientes visuais e banheiros adaptados. O projeto tem a contribuir, também, para a vida em comunidade e para a memória do bairro, que estará preservada com a reforma da Igreja São Pedro de Alcântara, localizada ao lado do terminal. Um pátio interno será doado e um estacionamento será construído para dar mais comodidade aos frequentadores da igreja. FONTE:http://www.patioalcantara.com.br/
These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • Furl
  • Reddit
  • Spurl
  • StumbleUpon
  • Technorati

Comments are closed.